domingo, 23 de outubro de 2011


Que tipo de pele tens?



O teu tipo de pele é fundamental para conseguires tomar a decisão certa ao escolher os cuidados específicos de acordo com as necessidades da tua pele. Os nossos genes são os maiores responsáveis pelo tipo de pele que temos.No entanto, a beleza e saúde da tua pele durante a vida vai depender também de outro tipo de factores. O que tu comes, a tua dieta, o teu nível de stress, os medicamentos que tomas, a forma como cuidas do teu corpo em geral e o descanso que tens, são alguns dos factores que determinam a quantidade de óleo que a tua pele produz e também que aspecto vai ter. A maior parte dos especialistas distinguem 5 tipos de pele: a pele normal, a pele oleosa, a pele mista, a pele sensível e a pele seca. Cada tipo de pele tem as suas características particulares que requerem cuidados diferentes, vamos então ver esses diferentes tipos de pele:

 Pele Normal

A pele normal tem uma textura fina e uma superfície suave, macia e é bem flexível. De todos os tipos de pele esta é sem dúvida a  mais equilibrada e a que menos problemas e imperfeições como espinhas e manchas desenvolve. Não é nem demasiado seca nem demasiado gordurosa. Os poros são bem pequenos e mal se notam. Este tipo de pele pode encontrar-se em crianças que tem aquela pele bem mimosinha.É um tipo de pele que reflecte saúde e que todas gostaríamos de terJ

Pele Oleosa

Esta é um tipo de pele que (como o seu nome indica) produz uma maior quantidade de óleo, isto é, as glândulas sebáceas devido a vários factores (principalmente o factor genético) têm maior actividade do que nas pessoas com pele seca, normal ou mista, o que leva a uma maior quantidade de secreção de sebo. A pele oleosa apresenta poros dilatados, bem maiores do que os outros tipos de pele e também mais escuros, devido ao excesso de sebo que produzem e ao lixo que se vai acumulando. É um tipo de pele marcado pelo aspecto gorduroso e brilhante que se vê em muitas pessoas. Tem também mais tendência para o desenvolvimento de espinhas e pontos negros. Este tipo de pele encontra-se bastante em adolescentes.

Pele Seca

De todos os tipos de pele, a pele seca será a que precisa de  mais cuidados, devido à sua tendência para envelhecer mais rapidamente e desenvolver problemas mais sérios. É um tipo de pele com maior tendência para escamar, ter menos elasticidade bem como desenvolver rugas e linhas de expressão mais do que os outros tipos de pele.

Pele Mista

Esta é provavelmente um dos tipos de pele mais comuns e, como o próprio nome sugere, é uma combinação de pele seca com pele oleosa. Algumas regiões são oleosas (principalmente na zona T – queixo, nariz e testa) onde os poros são naturalmente mais dilatados e também outras áreas em que esta pode ser normal ou seca (área em redor dos olhos, boca e bochechas). Se sentes a tua pele esquisita como se estivesse a ser esticada em algumas áreas e com excesso de óleo noutras, então  provavelmente tens  pele mista.

Pele Sensível

A pele sensível é um dos tipos de pele mais frágeis e se torna irritada e inflamada muito facilmente. É normal haver zonas que desenvolvam vermelhões, comichão, manchas, ardor e uma maior tendência para escamar. Apresenta uma textura fina, delicada e bastante sensível ao uso de cosméticos bem como às alterações do clima. A pele sensível exige cuidados especiais, por isso deves tratar muito bem dela.

Como saber qual o tipo de pele que temos?

Se tu  não conseguiste  descobrir o teu tipo de pele depois de leres as características que descrevi, aqui fica uma dica que te pode ajudar. Vais  precisar de um lenço seco e limpo para limpar o rosto. Ao acordar de manhã limpa a cara com o  lenço e olha para ele. Quem tiver a pele normal vai notar que o lenço não ficou com óleo e sente a pele do rosto flexível, vibrante, fresca e elástica. A meninas que têm pele oleosa vão ver que o lenço ficou com manchas transparentes causadas pelo excesso de óleo na pele. Normalmente o óleo é encontrado em maior quantidade na área do nariz, bochechas e testa. No entanto se houver óleo apenas no centro, a tua pele pode ser um tipo de pele mista, isto é, se notares que o óleo vem apenas do nariz e testa (consideradas as áreas do rosto com mais óleo) e não das bochechas. Se depois de limpar a pele não encontras-te óleo no teu lenço e sentes a tua pele como se estivesse esticada ou presa, com pouca elasticidade, áspera e uma sensação de secura o mais certo é que tenhas pele seca. As meninas com a pele sensível vão notar que a pele fica com manchas muito facilmente e não reage muito bem aos produtos de cuidados com a pele, ficando inflamada ou com ardor.

Para terminar este post,resta-me dizer que o meu tipo de pele é "mista", e sim sofro do mal comum..pontos negros e algumas espinhas que aparecem naqueles dias mais críticos do mês!! No entanto posso dizer que na minha adolescencia tinha bastantes borbulhas, e alguns complexos por isso,mas assim que comecei a tomar a pilula (obviamente depois de consultar o meu médico) as borbulhas foram desaparecendo. O importante é tratarmos muito bem da nossa pele e fazer diariamente de preferência de manha e a noite uma boa limpeza no nosso rosto, para quem não pode gastar muito dinheiro com cremes e tónicos caros, lave a cara com agua e o sabonete habitual ou mesmo sabão azul já dá uma boa limpeza sem gastar muito.
Assim que possa faço aqui umas reviews de alguns produtos que uso no meu rosto e bastante acessíveis, até porque não sou de gastar pequenas fortunas, ainda para mais sendo eu uma pessoa preguiçosa no que toca a rituais de pele e afins..kakaka  o que quero dizer é que nem sempre sigo aquele ritual do lavar a cara, usar esfoliante, hidratante, tónico e blá blá blá, sei que devia, mas por vezes a preguiça e o cansaço tomam conta de mim, mas é claro que de manha e a noite não falha o sabonete e agua:)
Já agora e vocês que tipo de pele tem? e seguem à risca os rituais de limpeza do rosto ou tal como eu nem sempre o fazem?

Um beijinho, patty


0 Comentários

0 comentários:

Enviar um comentário

Comenta;)

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t

Sobre mim..

A minha foto
Portugal
Bem-vindos ao blog, o meu nome é Patrícia, tenho 27anos! A maquilhagem começou por ser apenas curiosidade até se tornar no que é hoje, uma paixão!! email: oemaildapatrícia@sapo.pt Vem visitar-me: Twitter:@Makeuphooked Página facebook: Makeuphooked YouTube:themakeuphooked